UOL Notícias Notícias
 

24/03/2006 - 17h45

Implantes de mama: mais cânceres de pele detectados entre dinamarquesas

COPENHAGUE, 24 mar (AFP) - As mulheres com implantes mamários de silicone não correm maior risco de terem câncer de mama do que as que não receberam o produto, mas sofrem com mais freqüência de câncer de pele, segundo um estudo com cerca de 2.800 dinamarquesas publicado nesta sexta-feira pela sociedade dinamarquesa do câncer.

As mulheres que colocam implantes para aumentar o volume dos seios sofrem duas vezes mais de câncer de pele do que as outras mulheres, o que pode ser "explicado pelas mudanças de hábito em relação ao sol", declarou à AFP Soeren Friis, responsável pelo estudo. Elas poderiam, segundo ele, ser "mais propensas a mostrar seus seios e a se expor longamente ao sol".

No entanto, esta maior freqüência de câncer de pele poderia estar ligada a um diagnóstico mais preciso, facilitado pelo acompanhamento médico depois da operação. "As mulheres que recorreram a operações de cirurgia estética são mais acompanhadas pelos médicos, submetendo-se a controles regulares que podem revelar a presença de câncer de pele", explica o Dr. Friis.

O estudo, também publicado no International Journal of Cancer, foi realizada com 2.800 dinamarquesas com proteses de silicone que foram acompanhadas por 15 anos em média cada uma, de 1973 a 2003, precisou o Dr Friis.

"Esses resultados confirmam as pesquisas americanas e suecas precedentes, que mostravam que o silicone não aumenta os riscos de câncer de mama ou de qualquer outro tipo de câncer", afirmou.

A agência americana de medicamentos (FDA) autorizou novamente em 2005 a comercialização dos implantes mamários à base de silicone, que haviam sido proibidos em 1992 depois de várias denúncias de mulheres que passaram a sofrer de doenças auto-imunes (poliartrite reumatóides, lupus...) depois de receberem implantes de silicone.

O New England Journal of Medicine (NEJM) publicou no dia 16 de março de 2000 uma análise de especialistas segundo a qual não há provas de que o gel de silicone esteja na origem dessas doenças crônicas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,82
    3,256
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h09

    0,98
    63.849,04
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host