UOL Notícias Notícias
 

27/03/2006 - 23h13

Nasa retoma exploração de grandes asteróides do Sistema Solar

WASHINGTON, 27 mar (AFP) - A Nasa reativou a missão "Dawn", de exploração de dois dos maiores asteróides do Sistema Solar, anunciou nesta segunda-feira a Agência Espacial americana, algumas semanas depois de ter decidido abandonar este projeto por razões técnicas e orçamentárias.

A direção da Nasa chegou a esta decisão depois de um apelo do "Jet Propulsion Laboratory", o órgão responsável por este projeto.

"Um novo estudo do projeto indica que a equipe responsável cumpriu importantes progressos sobre muitos problemas técnicos em Dawn e, finalmente, pensamos que esta missão pode ser um sucesso", declarou em um comunicado o diretor-adjunto da Nasa, Rex Geveden, que presidia o grupo de especialistas.

A agência espacial tinha decidido no início de março pôr fim à missão "Dawn", um projeto de 446 milhões de dólares, devido a seus excessivos custos e problemas técnicos.

A sonda "Dawn", encarregada de estudar objetos que datam do nascimento do nosso Sistema Solar há 4,5 bilhões de anos, será enviada para Vesta e Ceres, em torno dos quais se porá sucessivamente em órbita.

Estes dois asteróides, que estão entre os maiores do Sistema Solar, giram em torno do Sol no cinturão de astros que se encontra entre Marte e Júpiter.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host