UOL Notícias Notícias
 

29/03/2006 - 18h01

Acordo dos cinco grandes da ONU sobre questão nuclear iraniana

NOVA YORK (Nações Unidas), 29 mar (AFP) - Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU chegaram a um acordo sobre o texto de uma declaração referente ao caso nuclear iraniano que eles querem adotar junto com 10 outros membros, anunciou nesta quarta-feira o embaixador britânico nas Nações Unidas.

"Chegamos a um acordo sobre o texto, vamos recomendá-lo a nossos colegas (dos 10 outros países) do Conselho, vamos fazer consultas e esperamos que ele seja adotado nesta tarde como uma declaração da presidência do Conselho", declarou o embaixador, Emyr Jones Parry, à imprensa.

"A essência do texto é a mesma. Nós apoiamos plenamente o trabalho da Agência Internacional de Energia Atômica-AIEA. O Conselho exprime claramente sua preocupação e diz ao Irã que deve se conformar aos desejos do Conselho de Governadores" (da AIEA), precisou.

"Pedimos um relatório que deve ficar pronto em 30 dias e o Conselho o discutirá novamente", acrescentou Jones Parry, que estava acompanhado por seu colega francês, Jean-Marc de La Sablière.

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU são o Reino Unido, a França, os Estados Unidos, a Rússia e a China.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    0,55
    3,145
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h57

    -0,84
    74.757,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host