UOL Notícias Notícias
 

30/03/2006 - 11h30

Europa relativamente bem preparada para o caso de epidemia de gripe aviária

BRUXELAS, 30 mar (AFP) - A União Européia (UE) considerou nesta quinta-feira que o bloco se encontra relativamente bem preparado para enfrentar uma epidemia de gripe aviária humana, após uma simulação que revelou, no entanto, problemas de comunicação entre os Estados membros.

"A UE está relativamente bem preparada para uma epidemia. Em todo caso, muito melhor do que antes. Muito foi feito", declarou John Simpson, diretor de operações de emergência da agência de proteção sanitária britânica, que dirigiu o exercício.

"Houve enormes progressos desde o início de 2005. Todos os Estados membros elaboraram um plano de resposta" a uma epidemia, disse Philip Tod, porta-voz do comissário europeu de Saúde, Markos Kyprianou.

A simulação foi realizada em 23 e 24 de novembro de 2005 com a participação de autoridades de saúde da Comissão, Estados membros e laboratórios farmacêuticos.

O objetivo era testar a capacidade dos planos nacionais de preparação para enfrentar de maneira coordenada uma pandemia de gripe, segundo um comunicado de Bruxelas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host