UOL Notícias Notícias
 

30/03/2006 - 17h47

Kofi Annan satisfeito com consenso do Conselho de Segurança sobre Irã

NOVA YORK, 30 mar (AFP) - O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, elogiou nesta quinta-feira o "espírito de consenso" que permitiu que o Conselho de Segurança adotasse na quarta-feira uma declaração que exorta o Irã a abandonar as atividades de enriquecimento de urânio.

"O secretário-geral elogia o espírito de consenso demonstrado ontem pelos membros do Conselho de Segurança na declaração presidencial de não-proliferação", segundo nota emitida pelo escritório de Annan.

O Conselho dos 15 membros adotou por unanimidade na quarta-feira uma declaração que dá ao Irã 30 dias para interromper suas atividades de enriquecimento de urânio, que poderiam conduzir à fabricação de bombas.

Annan "espera que o Irã considere as preocupações da comunidade internacional, refletidas na declaração do Conselho, sobre o programa nuclear iraniano", afirmou o comunicado do secretário-geral.

No entanto, a república islâmica rejeita a suspensão do enriquecimento, segundo o embaixador iraniano junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Aliasghar Soltanieh.

"A decisão do Irã sobre o enriquecimento, sobretudo nos domínios da pesquisa e do desenvolvimento, é irreversível", declarou Soltanieh, ao ser interrogado em Viena sobre a resposta o Irã daria ao pedido do Conselho de Segurança.

O texto acordado não é vinculante pois não prevê sanções no caso de Teerã não cumprir as exigências.

Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais suspeitam de que as atividades nucleares civis do Irã escondem uma intenção militar para obter a bomba atômica, uma acusação repetidamente desmentida por Teerã.

A declaração final adotada pelo Conselho de Segurança é o resultado de semanas de negociações nas quais a Rússia e a China acabaram impondo uma versão menos exigente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host