UOL Notícias Notícias
 

30/03/2006 - 19h00

Túmulo em Teotihuacán revelaria caráter bélico de habitantes

CIDADE DO MÉXICO, 30 mar (AFP) - O Museu do Templo Maior irá reconstruir um dos túmulos mais reveladores da civilização de Teotihuacán, descoberto recentemente, que contradiz a visão de que se tratou de uma civilização pacífica, informou a instituição nesta quinta-feira.

Doze guerreiros, 10 deles decapitados, compõem a Sepultura 6 - descoberta em 2004 na pirâmide da Lua em Teotihuacán, grande cidade pré-colombiana localizada 50km ao norte de Cidade do México - que será exibida de abril a julho que vem, informou Ximena Chávez, chefe de Preservação de Bens Culturais do museu.

Esqueletos pré-hispânicos - mas não os originais encontrados no túmulo, que estão sendo estudados - estarão dispostos da mesma forma como foram descobertos. Os indivíduos "foram vítimas de sacrifícios, possivelmente em uma mesma cerimônia", indicou a curadora da exposição.

Teotihuacán, civilização que se desenvolveu entre os anos 1 e 650 de nossa era, chegou a ser habitada por 85 mil pessoas e a se estender por 3.500 hectares no planalto central do país, antes de desaparecer misteriosamente.

A escavação e análise dos restos humanos do túmulo revelou que a população "costumava fazer imolações em massa e estava envolvida em um ambiente de guerra endêmica, como os zapotecas e os maias na mesma época", destacou Chávez.

As evidências físicas encontradas até agora, que deverão ser corroboradas por estudos químicos e de DNA, indicam que esses indivíduos poderiam ser maias, disse Saburo Sugimaya, co-diretor do projeto Pirâmide da Lua.

O túmulo dos guerreiros data dos anos 250 a 300 de nossa era, segundo os testes feitos. Nas escavações, também foram encontradas facas usadas pelos sacerdotes para degolar as vítimas, uma estatueta de 50cm, a primeira de corpo inteiro descoberta no sítio, e ossadas de animais como jaguares e pumas, que também serão expostas no museu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host