UOL Notícias Notícias
 

01/04/2006 - 17h35

Portugal: iniciativa para defender os benefícios da sesta

LISBOA, 1 abr (AFP) - A cidade de Estremoz no Alentejo, sul de Portugal, realizou neste sábado "a primeira conferência nacional sobre a sesta" a fim de sensibilizar o público sobre os benefícios de uma pausa diária de repouso.

"Basta uma hora", segundo um estudo realizado pelo antropólogo Francisco Ramos, professor da Universidade de Evora (sul) e um dos participantes do encontro.

"Há uma tendência a perder a tradição da sesta" com o ritmo de vida atual, considerou, por sua vez, Raul Cordeiro, professor da Escola Superior de Saúde de Portalegre.

No entanto, "está cientificamente provado que um período de repouso durante o dia favorece um bom rendimento do ponto de vista profissional e tem influência positiva nas relações interpessoais", acrescentou o especialista.

"O respeito aos ciclos e ritmos biológicos ao longo do dia é indispensável para o bom equilíbrio entre a saúde física e mental", explicou.

A conferência começou às 16H00 (hora local) para permitir aos participantes uma "sesta reparadora" após o almoço, precisaram os organizadores.

"Sono e saúde", "a sesta e a saúde mental" ou ainda "a sesta e o emprego do tempo", são alguns dos temas debatidos neste simpósio realizado numa região onde o descanso à tarde é uma tradição sólida.

Sociólogos, médicos e psicólogos participaram dos debates, explica Miguel Prates, presidente da Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta (APAS).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host