UOL Notícias Notícias
 

03/04/2006 - 17h15

Polêmica na Colômbia com bebê nascido em cativeiro

BOGOTÁ, 3 Abr (AFP) - A notícia sobre o suposto nascimento de um filho concebido em cativeiro por Clara Rojas, ex-candidata à vice-presidência da Colômbia, seqüestrada pela guerrilha desde 2002, vem sendo motivo de um debate sobre o destino dos 58 reféns em poder do grupo rebelde - alguns deles há oito anos.

O fato foi anunciado no final de semana pelo jornalista Jorge Enrique Botero, frisando que a informação foi confirmada por Raúl Reyes, membro do secretariado das FARC, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

O bebê nasceu há dois anos, fruto de uma relação mutuamente consentida, assegurou Botero.

O assunto foi manchete nesta segunda-feira de jornais, rádios e televisões colombianos que dedicaram também boa parte de seus espaços informativos ao debate do caso.

"Em vez de nos metermos neste debate sem sentido, devemos pedir às FARC que libertem o bebê e sua mãe" resumiu o prefeito socialista de Bogotá, Luis Eduardo Garzón.

Rojas, uma advogada de 42 anos, e Ingrid Betancourt, candidata à presidência do país, foram seqüestradas no dia 23 de fevereiro de 2002 no departamento de Caquetá, quando faziam campanha para as eleições desse ano. No momento, fazem parte da lista de 58 seqüestrados que as Farc propõem trocar por 500 rebeldes presos.

Um irmão da seqüestrada, Iván Rojas, afirmou à AFP que sua família recebeu a informação das mãos de Botero, na semana passada, mas disse que não tem outros elementos para confirmá-la. "Em todo caso, apoiamos e apoiaremos nossa irmã em quaisquer circunstâncias", ressaltou.

Segundo o relato de Botero, o menino nasceu há dois anos de uma cesariana praticada em um acampamento rebelde, sendo fruto de uma relação consentida.

A mãe de Betancourt, Yolanda Pulecio, disse em Paris que a versão de Botero merece credibilidade assinalando que deve ser mais um motivo para que as FARC acelerem a troca humanitária.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host