UOL Notícias Notícias
 

04/04/2006 - 16h47

Ex-espião de Londres infiltrado no Sinn Fein é assassinado a tiros

LONDRES, 4 abr (AFP) - Denis Donaldson, um ex-membro do Sinn Fein que admitiu em dezembro passado ter espionado para o serviço de informação britânico durante 20 anos, foi encontrado morto a tiros nesta terça-feira no noroeste da Irlanda, anunciou o governo irlandês.

"Trata-se de um assassinato brutal", declarou o primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern, em comunicado.

"É um ato de uma barbárie espantosa", afirmou o ministro britânico para a Irlanda do Norte, Peter Hain.

Donaldson, de 55 anos, foi encontrado morto a tiros em sua casa, em Dochlry, próximo da cidade de Glenties, no condado de Donegal.

Desde que foi anunciada a sua morte, no final da tarde desta terça-feira, as suspeitas giram em torno dos grupos republicanos, tanto o Exército Republicano Irlandês (IRA) como os grupos dissidentes que se opõem ao processo de paz.

Gerry Adams, presidente do Sinn Fein, braço político do IRA, condenou imediatamente o assassinato. "Condeno sem reservas este ato", declarou o líder do principal partido católico da Irlanda do Norte.

Donaldson foi expulso do partido em dezembro depois de admitir que espionou para Londres durante anos.

Estas revelações tiveram o efeito de uma bomba, dado o importante papel que desempenhou pelo Sinn Fein no Parlamento semi-autônomo norte-irlandês de Stormont, estabelecido após os acordos de abril de 1998, também conhecidos como os acordos de Sexta-feira Santa.

Donaldson também esteve envolvido em um suposto caso de espionagem no interior do Parlamento norte-irlandês de Stormont em outubro de 2002, em favor do IRA. Este assunto levou à queda da Assembléia e do governo da Irlanda do Norte nascidos dos acordos de paz.

Sua morte ocorre no pior momento do processo de paz na Irlanda do Norte, a dois dias de um encontro previsto para quinta-feira entre o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e seu colega irlandês Bertie Ahern, em Armagh (Irlanda do Norte).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host