UOL Notícias Notícias
 

05/04/2006 - 20h49

Cientistas tentam explicar milagre de Cristo sobre a água

MIAMI, EUA, 5 abr (AFP) - O milagre de Cristo caminhando sobre as águas do Mar da Galiléia pode ter sido possível por causa do congelamento de parte desse lago de água doce, segundo um estudo publicado por pesquisadores da Flórida.

"À quarta vigília da noite, Jesus foi a eles caminhando sobre o mar", relatam os evangelhos, ao citar um dos milagres de Cristo. Segundo Doron Nof, professor de Oceanografia Física da Universidade da Flórida, Cristo pode ter caminhado sobre o gelo provocado por um fenômeno peculiar no Mar da Galiléia, também conhecido como Lago Kinneret.

Em seu estudo sobre as propriedades pré-históricas de lagos publicado na edição de abril de uma revista especializada em paleolimnologia, Nof afirma que as baixas temperaturas na região registradas na época de Cristo podem ter congelado algumas partes do Mar da Galiléia. As partes congeladas poderiam ter se tornado suficientemente sólidas para suportar o peso de um ser humano, em meio à água mais salgada proveniente do lado oeste do lago.

A água salgada precisa de temperaturas mais baixas para congelar do que a água doce. "Esse processo incomum de congelamento pode ter dado origem à história de Cristo caminhando sobre a água", assinalou o professor.

Dizer se Cristo caminhou ou não sobre a água "é trabalho para os teólogos, arqueólogos, antropólogos e fiéis". "Como cientistas, só assinalamos os processos únicos que provavelmente ocorreram nessa região várias vezes durante os passados 12 mil anos", disse Nof. Segundo ele, na época de Cristo o fenômeno pode ter ocorrido uma vez a cada 160 anos, durante breves períodos de baixas temperaturas.

Doron Nof é o mesmo cientista que, em 1992, lançou uma versão sobre a abertura do Mar Vermelho para a passagem dos judeus em fuga do Egito durante o Êxodo, que teria ocorrido por fortes ventos, que fizeram a maré baixar.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host