UOL Notícias Notícias
 

06/04/2006 - 17h51

Experimento com sementes de feijão na ISS é um sucesso

MOSCOU, 6 abr (AFP) - Um dos experimentos educacionais conduzidos pelo astronauta brasileiro Marcos César Pontes a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) foi considerado um sucesso. Foi constatada a germinação de todas as sementes de feijão que levou ao espaço, confirmou nesta quinta-feira a assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Vera Canfran.

Desde 1º de abril, quando chegou a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), Pontes se dedica à realização de oito experimentos de universidades e institutos de pesquisa brasileiros, entre eles dois escolares desenvolvidos pela Secretaria de Educação de São José dos Campos (São Paulo, sudeste): germinação de sementes de feijão e cromatografia da clorofila.

Em entrevista recente, Pontes destacou a importância dessas experiências escolares que realiza a bordo da estação: "Acho que esses experimentos (sic) são uma das coisas mais interessantes. Trabalhar junto com os jovens é muito importante porque eles são os futuros cientistas. Esses experimentos motivam a educação e a juventude".

Os resultados dos experimentos podem ser acompanhados pelo site da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Nesta quinta-feira, Pontes dará prosseguimento aos outros experimentos já iniciados e participará de uma videoconferência às 21h10 GMT (18h10 de Brasília), na sede da AEB, em Brasília, com cerca de 500 estudantes entre 11 e 16 anos de 5ª à 8ª séries.

Na sexta, ele participará de uma coletiva com jornalistas também na AEB, prevista para as 18h25 de Brasília (21h25 GMT), e dará início à experiência sobre o efeito da radiação no interior das células em condição de microgravidade, desenvolvida pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (sudeste). O retorno do astronauta brasileiro está previsto para a madrugada do próximo domingo, 9 de abril (20h56 de sábado, 8 de abril, hora de Brasília), no Cazaquistão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h06

    1,26
    63.452,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host