UOL Notícias Notícias
 

09/04/2006 - 10h27

Presidência do Egito tenta amenizar declarações que incomodaram Iraque

CAIRO, 9 abr (AFP) - A Presidência do Egito tentou neste domingo amenizar as declarações de ontem do chefe de Estado, Hosni Mubarak, envolvendo a influência do Irã sobre o Iraque, após o descontentamento expressado pelo governo iraquiano.

"As declarações do presidente sobre o Iraque refletem sua grande preocupação com a piora da situação naquele país, e sua posição em favor da unidade do Iraque", afirmou o porta-voz da Presidência egípcia, Suleiman Awad, citado pela agência de notícias estatal Mena.

Em entrevista ao canal de TV Al-Arabiya, Mubarak havia dito que o Iraque vive uma guerra civil que ameaça a região, e que o Irã tem grande influência sobre a população xiita no mundo árabe. "Há xiitas em todos esses países, em proporções significativas, e no geral os xiitas costumam ser leais ao Irã, e não aos países em que vivem", comentou Mubarak na entrevista. "Naturalmente, o Irã exerce uma grande influência sobre os xiitas, que representam cerca de 65% da população iraquiana", acrescentou o líder egípcio.

"O que o presidente quis dizer é que os xiitas são solidários ao Irã porque lá estão os locais sagrados xiitas", explicou Awad, assinalando que o Egito mantém relações "com todas as comunidades e todos os grupos iraquianos, sem distinções ou discriminação".

O governo iraquiano criticou hoje as declarações de Mubarak. "Essas declarações geraram descontentamento e surpresa no Iraque", afirmaram em nota à imprensa o presidente curdo Jalal Talabani, o premier xiita Ibrahim Jaafari e o presidente interino do Parlamento, o sunita Adnan al-Pachachi.

Um balanço divulgado neste domingo por um porta-voz do Ministério da Saúde iraquiano deu conta de que o triplo atentado suicida da última sexta-feira contra uma mesquita de Bagdá deixou 90 mortos e 175 feridos, tornando-se o mais sangrento desde o começo do ano no Iraque.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host