UOL Notícias Notícias
 

10/04/2006 - 20h15

FDA quer tirar do mercado soro para lentes de contato Bausch & Lomb

WASHINGTON, 10 abr (AFP) - A FDA, agência federal americana que controla o setor de alimentos e remédios, pediu nesta segunda-feira a retirada do mercado de uma solução de limpeza para lentes de contato fabricada pela Bausch & Lomb, devido aos riscos de infecção causados por sua utilização.

Em uma "advertência preliminar", a FDA destacou que o alerta se refere à solução "ReNu MoistureLoc", do grupo americano de produtos oftalmológicos. Vários casos de ceratite micótica (inflamação da córnea) foram constatados em pessoas usuárias do produto. Ainda segundo a FDA, estas infecções podem causar perda de visão que exigiria um transplante de córnea.

"A FDA e os Centros Federais americanos para o Controle e a Prevenção das Doenças (CDC) analisam a situação. Até o momento, a Bausch & Lomb aceitou paralisar o fornecimento da solução de limpeza ReNu Moisture", informou a nota da agência.

As infecções são causadas por um fungo chamado Fusarium. Até 9 de abril, tinham sido detectados 109 casos de infecção em 17 estados americanos, completou a FDA.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host