UOL Notícias Notícias
 

13/04/2006 - 19h30

Bausch and Lomb processada nos EUA por sua solução para lentes de contato

NOVA YORK, 13 Abr (AFP) - O fabricante americano de produtos oftalmológicos Bausch and Lomb foi processado nos Estados Unidos por um homem que assegura ter contraído uma infecção ocular depois de utilizar a solução para limpeza de lentes de contato, informaram nesta quinta-feira os advogados de acusação.

A empresa havia decidido na segunda-feira retirar a solução do mercado depois que a FDA, agência federal americana que controla os produtos médicos, advertiu sobre os riscos de infecção.

No total, foram detectados 109 casos de infecção (com o fungo Fusarium) em 17 estados americanos, informou na segunda-feira a FDA.

Os advogados do demandante, de 53 anos, alegam que ele sofreu uma infecção micótica em seu olho esquerdo em outubro de 2005 e teve de ser submetido a várias intervenções cirúrgicas que reduziram sua visão nesse olho em 15%. O homem, que utilizava o produto "ReNu MoistureLoc", ainda precisará de um transplante de córnea.

A Bausch and Lomb defendeu na quarta-feira sua solução de limpeza de lentes de contato. O presidente da companhia, Ronald Zarrella, destacou que não haviam sido registradas infecções na Europa nem na China com a popular solução "ReNu MoistureLoc".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h50

    -0,21
    3,263
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host