UOL Notícias Notícias
 

16/04/2006 - 13h42

Irã anuncia ajuda de 50 milhões de dólares para o Hamas

TEERÃ, 16 abr (AFP) - O Irã anunciou neste domingo que vai dar uma ajuda de 50 milhões de dólares ao governo palestino do Hamas, que enfrenta uma crise econômica pela suspensão das contribuições financeiras dos Estados Unidos e da União Européia.

"O governo da República Islâmica convida todos os países a ajudar a nação e o governo palestino, e anuncia que dará 50 milhões de dólares para ajudar ao governo e ao povo palestino", declarou o chefe da diplomacia iraniana, Manuchehr Mottaki.

O chanceler fez este anúncio durante o encerramento de uma conferência realizada em Teerã em apoio aos palestinos.

"Se a ajudar cessar e esta situação perdurar, esta terra será o cenário de uma catástrofe humanitária dentro em pouco", alertou.

Durante a conferência, o chefe do escritório político do Hamas, Jaled Mechaal, pediu aos países muçulmanos apoio financeiro para a Autoridade Palestina.

"Precisamos de 170 milhões de dólares por mês para administrar, entre eles 115 milhões para pagar os salários dos funcionários", explicou. Segundo ele, o governo palestino tem uma dívida de 1,7 bilhões de dólares.

Bruxelas, o principal apoio financeiro dos palestinos com 500 milhões de euros por ano (600 milhões de dólares), e Washington interromperam suas ajudas ao governo liderado pelo Hamas, apesar de prometerem manter sua assistência à população palestina.

Para levantar esta medida, os ocidentais exigem que o Hamas renuncie à violência, reconheça o Estado de Israel e respeito os acordos firmados no passado entre israelenses e palestinos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host