UOL Notícias Notícias
 

17/04/2006 - 10h52

Colômbia: 29 mortos em inundações

BUENAVENTURA, Colômbia, 17 abr (AFP) - Quatorze crianças e cinco adultos, que eram consideradas desaparecidos desde a semana passada por causa das tempestades que afetaram Buenaventura (costa Pacífica), que deixou pelo menos 29 mortos, apareceram com vida nas últimas horas, informaram as autoridades da Colômbia.

Os sobreviventes chegaram ao vilarejo de Bendiciones, soterrado por uma avalanche, depois de uma longa caminhada por uma zona montanhosa onde permaneceram em refúgios improvisados sem alimentos, à espera de melhores condições climáticas.

"Esperamos que o tempo melhorasse. Minha irmã Elisa e meus filhos mais velho nos ajudaram com os menores", contou Lidia Cruz.

As chuvas provocaram na quarta-feira passada uma cheia do rio Dagua e afetaram sete quilômetros de uma região do departamento de Valle, entre Cali - capital - e Buenaventura, principal porto colombiano sobre o Pacífico.

O diretor da agência governamental de atenção e prevenção de desastres, Eduardo González, afirmou nesta segunda-feira que depois da aparição dos 19 sobreviventes, o balanço da tragédia é de 29 mortos e oito desaparecidos, além de mil desabrigados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host