UOL Notícias Notícias
 

21/04/2006 - 14h21

Uso medicinal da maconha carece de justificação científica (FDA)

WASHINGTON, 21 Abr (AFP) - A FDA, agência federal americana que regula os produtos alimentários e farmacêuticos nos Estados Unidos, considera que não existe base científica que justifique o uso medicinal da maconha, em um comunicado publicado nesta sexta-feira em seu site na internet.

A FDA contradiz assim as conclusões de um grupo de médicos que integram o respeitado Instituto de Medicina (IOM, na sigla em inglês), que havia considerado, em 1999, que a maconha poderia "ser moderadamente útil para reduzir alguns sintomas, como a náusea e os vômitos causados pela quimioterapia nos doentes de câncer e a anorexia dos doentes de Aids".

Segundo a FDA, "nenhum estudo científico sério demonstra a utilidade médica da maconha" para tratamentos nos Estados Unidos e nenhum dado humano ou animal apóia a inocuidade ou a eficácia da maconha para o uso médico geral". Além disso, "há indícios sólidos que destacam que fumar maconha é nocivo", destacou a agência.

No total, 11 estados americanos autorizaram por referendo e por votação em Parlamento o uso da maconha para vários problemas médicos, como a Aids, o câncer, o glaucoma e a esclerose múltipla, sempre sob prescrição médica.

Mas a Suprema Corte americana resolveu em 2005 tornar ilegal o uso da maconha, autorizando o governo federal a deter qualquer pessoa que use esta droga inclusive por razões médicas nos estados em que seu uso havia sido legalizado, como a Califórnia, por exemplo.

John Walters, diretor do controle americano de entorpecentes e "czar antidrogas" do presidente americano, George W. Bush, disse que "até agora, a pesquisa científica não determinou que fumar esta planta é seguro ou eficaz".

"Como sociedade civilizada, temos a responsabilidade de garantir que os medicamentos que os americanos recebem de seus médicos são eficazes, seguros e livres de políticas pró-drogas promovidas nos Estados Unidos sob a aparência de medicamento", acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host