UOL Notícias Notícias
 

03/05/2006 - 16h03

Militares russos deixarão o cosmódromo de Baikonur

MOSCOU, 3 mai (AFP) - O pessoal militar russo deixará no ano que vem o centro espacial de Baikonur, no Cazaquistão, criado nos anos 1950, quando a hoje república independente ainda era parte da União Soviética, informou nesta quarta-feira a agência espacial russa.

No entanto, os russos continuarão usando o cosmódromo para lançamentos civis de satélites e de missões tripuladas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), enquanto as operações relacionadas a satélites e testes com foguetes militares serão transferidas para o norte da Rússia.

"As últimas unidades militares (russas) deixarão o cosmódromo de Baikonur no fim de 2007", informou a agência de notícias Ria Novosti, citando declarações do chefe da agência, Anatoly Perminov.

O cosmódromo de Baikonur, localizado neste país da Ásia central, é uma das três bases espaciais do mundo capazes de lançar missões tripuladas. As outras são Cabo Cañaveral, nos Estados Unidos, e o Centro Espacial Jiuquan, na China.

Com o colapso da União Soviética, em 1991, a principal estação de lançamentos russa fica agora numa república independente.

Em 1994, a Rússia assinou um acordo para alugar o local, pagando ao Cazaquistão 115 milhões de dólares ao ano, e este aluguel continuará em vigor até 2050 sob os termos de um novo acordo assinado em 2004 pelo presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega cazaque, Nursultan Nazarbayev.

Alguns locais do cosmódromo de Baikonur ficarão sob a administração da agência espacial russa, que é uma organização não-militar, para o lançamento de missões tripuladas rumo à Estação Espacial Internacional e para o lançamento de satélites civis, disse o general Vladimir Popovkin, comandante do setor de foguetes espaciais russos. As instalações de lançamento para satélites militares e mísseis balísticos russos serão transferidas para outro centro espacial, situado em Plessetsk, perto de Arkhangelsk, no norte da Rússia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host