UOL Notícias Notícias
 

04/05/2006 - 19h11

Crimes cibernéticos respondem por 70% dos vírus de computador (pesquisa)

WASHINGTON, 4 mai (AFP) - Setenta por cento de programas de informática que circulam na internet para prejudicar o usuário são relacionados com crimes cibernéticos, informou nesta quinta-feira um estudo da empresa de segurança em computadores, Panda Software.

O relatório, baseado em uma pesquisa do primeiro trimestre de 2006, sugere que "o lucro financeiro se tornou uma prioridade" para os criadores de programas de informática "mal-intencionados", disse a companhia.

Estes resultados confirmam uma mudança com relação aos últimos anos, já que antes este tipo de software buscava chamar a atenção ou colocar em evidência falhas de segurança.

"Os programas de informática mal-intencionados se tornaram uma forma de gerar rendimentos financeiros", destacou o documento.

"Atividades que antes eram motivadas pelo egocentrismo e narcisismo se alguns indivíduos que buscavam notoriedade ou uma forma de demonstrar seus saberes técnicos, agora têm um único objetivo: tirar proveitos fraudulentos utilizando a última tecnologia", acrescentou.

O relatório também destaca que os hackers (piradas de computador) deixam de lado a utilização dos correios eletrônicos para transmitir vírus e optam por códigos mais difíceis de detectar.

Quarenta por cento dos problemas detectados pela empresa foram 'spyware', um tipo de código projetado para obter lucro, que a princípio foi criado para coletar dados sobre as atividades dos usuários da internet.

Dezessete por cento dos vírus eram do tipo "cavalo de tróia", que rouba dados confidenciais relacionados aos dados pessoais do usuário.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host