UOL Notícias Notícias
 

10/05/2006 - 15h59

Socialistas apresentam moção de censura contra o governo da França

PARIS, 10 mai (AFP) - Os deputados socialistas franceses apresentaram nesta quarta-feira uma moção de censura ante a Assembléia Nacional (Parlamento) contra o governo de Dominique de Villepin, "mergulhado numa intensa tormenta provocada pelo tenebroso caso de Clearstream", informaram fontes próximas aos socialistas.

A moção, que não tem qualquer chance de ser aprovada devido à avassaladora maioria do partido no poder, a União por uma Movimento Popular (UMP), no Parlamento, será debatida na próxima terça-feira.

O caso Clearstream nasceu de falsas acusações contra vários políticos franceses, entre eles o ministro do Interior Nicolas Sarkozy.

Sarkozy acusa o primeiro-ministro Villepin, seu maior adversário para representar a direita nas eleições presidenciais de 2007, de estar envolvido numa operação destinada a desacreditá-lo.

"O divórcio entre o poder e o povo francês ficou evidente com o envolvimento do executivo no tenebroso caso Clearstream", dizem os socialistas na moção transmitida à AFP.

Trata-se da terceira moção apresentada pela formação socialista contra o governo Villepin.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h40

    -0,05
    3,166
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h45

    -0,41
    65.397,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host