UOL Notícias Notícias
 

11/05/2006 - 13h13

Golfinhos emitem sons que os identificam por nomes

WASHINGTON, 11 maio (AFP) - Como ocorre com os seres humanos, os golfinhos são capazes de se identificar e chamar outros elementos por nomes, revela um estudo realizado por pesquisadores americanos e britânicos divulgado nos Estados Unidos.

A pesquisa, que observou durante três anos os golfinhos "nariz de garrafa" (Tursiops truncatus), concluiu que estes mamíferos são capazes de se identificar e reconhecer outros animais do grupo por sons específicos e individuais.

Durante anos, os pesquisadores suspeitaram que certos sons emitidos pelos golfinhos transmitiam mais informações que os sons de comunicação utilizados por outros animais.

No estudo publicado pelo Proceedings of the National Academy of Sciences, os investigadores determinam agora que os golfinhos se comunicam de forma mais sofisticada que os outros animais, expressando e compreendendo "nomes" específicos, ao estilo dos humanos.

A equipe, dirigida por Vincent Janik, da universidade escocesa de St. Andrews, observou golfinhos nariz de garrafa em Sarasota, Flórida, no sudeste dos Estados Unidos.

Para confirmar se os golfinhos reconheciam "nomes", os pesquisadores emitiram sons subaquáticos digitalizados com a mesma modulação dos sons originais, mas suprimiram as entonações características de cada animal.

A experiência mostrou que os golfinhos respondiam aos sons sintetizados, o que provou sua identidade além de uma simples entonação de voz.

Em nove entre 14 casos, os golfinhos se viraram em direção ao som sintetizado quando era emitido um som correspondente ao "nome" de um outro animal ligado por parentesco próximo, destacaram os pesquisadores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host