UOL Notícias Notícias
 

11/05/2006 - 12h54

Resposta imunitária "alentadora" de protótipo de vacina contra vírus H5N1

PARIS, 11 mai (AFP) - Uma versão preliminar da vacina contra o vírus H5N1 da gripe aviária, desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi-Pasteur apresentou uma resposta imunitária "alentadora" em diferentes doses, sendo bem tolerada, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira pela revista médica britânica The Lancet.

O protótipo da vacina voltado para uma cepa do vírus H5N1, isolado em 2004 no Vietnã, é considerado "pré-pandêmico", já que não se conhece uma cepa capaz de desencadear uma pandemia humana de gripe.

Durante um estudo realizado na França, foram administradas duas injeções a 300 voluntários saudáveis com idades entre 18 e 40 anos, com um intervalo de três semanas de uma para outra. Trata-se de um teste de fase 1, o primeiro de uma série de três necessários antes da comercialização.

Foram testadas seis fórmulas diferentes. A injeção de duas doses de 30 microgramas de hemaglutinina, uma proteína encontrada na superfície do vírus, com hidrógeno de alumínio como coadjuvante, provocou uma reação imunitária significativa em dois terços dos 50 pacientes que receberam a fórmula.

Mais de 40% dos 200 participantes que receberam doses mais fracas (7,5 ou 15 microgramas), com ou sem coadjuvante, apresentaram também uma reação imunitária (produção de anticorpos suficientes contra a hemaglutinina viral) classificada de "alentadora" por Jean-Louis Bresson (Hospital Necker-Meninos Doentes de Paris) e sua equipe.

Durante outro teste feito pelo Sanofi-Pasteur dos Estados Unidos, uma reação imunitária suficiente foi constatada após a administração de doses maciças (dias vezes 90 microgramas), segundo resultados divulgados no final de março.

No início de maio, 31 protótipos de vacinas contra diferentes vírus da gripe aviária (22 deles contra o H5N1) estavam sendo desenvolvidas no mundo, segundo a Federação Internacional da Indústria de Medicamentos (FIIM).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host