UOL Notícias Notícias
 

12/05/2006 - 10h16

Fabricante japonês cria tênis esportivo para astronautas

=(FOTOS)= TÓQUIO, 12 mai (AFP) - Uma fabricante japonesa de calçados anunciou nesta sexta-feira a criação de confortáveis tênis esportivos especiais para os astronautas, adequados para combater a atrofia muscular que afeta os viajantes do espaço pela ausência de gravidade no espaço.

A empresa Asics, que participa do projeto com a agência japonesa aeroespacial (JAXA), tem a intenção de presentear com um par de seus novos sapatos o astronauta japonês Takao Doi, que participará de uma missão da Estação Espacial Internacional no final de 2007.

"Em uma atmosfera sem peso, os músculos humanos se atrofiam e os astronautas devem realizar exercícios para combater este efeito", explicou Takehiro Tagawa, diretor de pesquisas na Asics e chefe do projeto dos novos sapatos.

Os sapatos terão um sistema de redução de impacto, uma sola flexível e uma 'almofada' de ar; terão uma forma ligeiramente curvada para o alto em sua ponta para facilitar o alongamento dos músculos. Cada tênis pesará apenas 130 gramas e o dedão ficará separado dos outros quatro para permitir que os astronautas fiquem na posição vertical com maior facilidade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host