UOL Notícias Notícias
 

16/05/2006 - 14h54

Aquecimento global destruiu os recifes de coral do Oceano Índico

=(FOTOS)= WASHINGTON, 16 mai (AFP) - O aquecimento global pode ter sido o responsável pela destruição de alguns dos recifes de coral mais apreciados do planeta, segundo um estudo que avaliou o impacto do aumento da temperatura dos oceanos nos corais e na fauna marinha, divulgado nesta terça-feira nos Estados Unidos.

Grande parte dos recifes de coral e a maioria das espécie marinhas que dependem deles podem ter sido destruídos para sempre, afirma uma equipe de pesquisadores internacionais depois de examinar mais de 50.000 m2 de recifes de corais nas Ilhas Seychelles entre 1994 e 2005 (cerca de 90% de destruição).

O estudo, dirigido por Nick Graham da Universidade de Newcastle, Inglaterra, foi publicado nos Anais da Academia Americana de Ciências (PNAS), em sua edição de maio.

A pesquisa destacou que o aumento da temperatura em 1998 teve efeitos devastadores a curto e longo prazo, impedindo a regeneração de inúmeros recifes de corais, que afundaram e foram cobertos por algas. Seu desaparecimento privou de comida e habitat uma importante fauna marinha de diversas espécies.

Este estudo revela também que a diversidade de espécies de peixes diminuiu em 50% nas zonas mais duramente atingidas e diminuição da biodiversidade debilita o ecossistema menos estável.

Além disso, a equipe considerou preocupante a diminuição do número de peixes herbívoros, importantes para evitar a proliferação das algas que bloqueiam os corais.

"Talvez seja tarde demais para salvar estes recifes, mas a pesquisa mostra a importância de reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos ecossistemas mais diversos do planeta", afirma Graham.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host