UOL Notícias Notícias
 

17/05/2006 - 07h18

Nova força de segurança do Hamas entra em ação

GAZA, 17 mai (AFP) - O ministro palestino do Interior, Said Siam, do Hamas, anunciou que a nova força de segurança controlada pelo movimento radical começou a operar nesta quarta-feira na Faixa de Gaza, apesar da oposição do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

"Hoje anunciamos que esta força de segurança, criada para a segurança dos palestinos, é operacional", afirmou Siam em uma entrevista coletiva em Gaza.

A nova força reúne 3.000 homens, membros de todos os grupos palestinos, e está vinculada diretamente ao ministério do Interior.

"A atual fragilidade das forças de segurança é clara para todo mundo. Há roubos, homicídios, seqüestros e, por isso, a necessidade desta força é real", acrescentou o ministro.

Siam havia anunciado no final de abril a criação em breve de um corpo de segurança especial para enfrentar o caos nos territórios palestinos.

Na ocasião designou o chefe dos Comitês Populares de Resistência, Jamal Abu Samhadana, procurado por Israel, para um importante cargo no ministério do Interior, destinado a supervisionar a nova força de segurança.

Abbas, que exerce a responsabilidade global do conjunto das questões de segurança, rejeitou a criação do novo grupo, assim como a nomeação de Abu Samhadna, por considerar as medidas inconstitucionais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h29

    -0,35
    3,271
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h35

    0,49
    63.535,46
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host