UOL Notícias Notícias
 

18/05/2006 - 19h09

Especialistas da FDA recomendam vacina contra câncer de colo de útero

WASHINGTON, 18 maio (AFP) - Especialistas independentes da FDA, a agência americana que regula o setor de alimentos e remédios, recomendaram nesta quinta-feira a comercialização de uma vacina eficaz contra os vírus responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo de útero, anunciou um porta-voz.

Este comitê consultivo de especialistas se pronunciou de maneira unânime pela venda desta vacina, Gardasil, fabricada pelo grupo farmacêutico americano Merck. De acordo com a análise, ela protege contra os dois tipos de papilomavírus que provocam 70% dos cânceres de colo de útero.

A Gardasil oferece também proteção contra outros dois vírus desta mesma família, responsáveis por 90% das infecções venéreas conhecidas como crista-de-galo.

Estes quatro papilomavírus são transmissíveis por contato sexual e infectam mais da metade dos adultos sexualmente ativos.

O câncer de colo de útero mata cerca de 300.000 mulheres todos os anos no mundo. Em 90% dos casos, ele se desenvolve a partir de lesões pré-cancerígenas causadas por dois tipos de papilomavírus.

A FDA não é obrigada a seguir as recomendações de seus comitês consultivos de especialistas, mas costuma ratificá-los. Sua decisão é esperada até 8 de junho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host