UOL Notícias Notícias
 

25/05/2006 - 19h07

As zonas de clima tropical aumentaram desde 1979, segundo estudo

WASHINGTON, 25 maio (AFP) - As regiões de clima tropical do planeta aumentaram de extensão desde 1979, embora não se possa precisar se o fenômeno se deveu a variações naturais do clima ou ao aquecimento da atmosfera devido à poluição, revela um estudo divulgado nesta quinta-feira nos Estados Unidos.

O fenômeno poderia ser explicado pelo aumento das secas e diminuição da intensidade das chuvas nestes últimos anos nas regiões subtropicais do sudoeste americano e da bacia do Mediterrâneo na Europa, ressaltam os meteorologistas em um trabalho publicado na revista americana Science.

"Se o aumento da extensão das regiões tropicais continuar e se confirmar, isso poderá significar que os desertos das regiões subtropicais se estenderão até latitudes situadas em lugares muito povoados", frisou Thomas Reichler, meteorologista da Universidade de Utah (oeste) e co-autor deste estudo.

Após análise de informações obtidas por satélites sobre temperaturas globais entre 1979 e 2005, os pesquisadores concluíram que as zonas de clima tropical avançaram cerca de dois graus de latitude durante este período.

Em termos geográficos, a região de clima tropical se situa entre o Trópico de Câncer, a 23,5 graus de latitude norte, e o Trópico de Capricórnio, a 23,5 graus de latitude sul.

"Se a região de clima tropical for ampliada em mais dois ou três graus de latitude, as regiões desérticas como o Saara poderão avançar centenas de quilômetros", advertiu um dos autores do estudo, o professor da Universidade de Washington John Wallace.

Neste sentido, o estudo revela como a atmosfera terrestre se aqueceu 0,83 grau Celsius nos últimos 26 anos.

Os pesquisadores destacaram que não levaram em conta as altas temperaturas provocadas pelo fenômeno El Niño, em 1997.

"Analisamos 26 anos de medições por satélite e encontramos uma tendência firme de aquecimento que significa que cada um dos jet-streams (correntes de ar quente de elevada altitude nos dois hemisférios) subtropicais se deslocaram cerca de um grau de latitude", destacou Reichler.

Este deslocamento ocorreu nos dois hemisférios, uma indicação de que a região de clima tropical cresceu.

Com os dados deste estudo, os especialistas estimam que agora a zona de clima tropical se situa entre os 30 graus de latitude de ambos os lados da linha do Equador.

"Esta possível ampliação duradoura das zonas de clima tropical poderia ser uma nova conseqüência do aquecimento climático, mas isto é uma hipótese", explicou Reichler, ao tentar explicar o fenômeno.

Outra possível explicação seria a redução da camada de ozônio que envolve a Terra, devido em grande parte à emissão de gases contaminantes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host