UOL Notícias Notícias
 

31/05/2006 - 13h16

Cientistas israelenses descobrem espécies vivas desconhecidas

=(FOTOS)= JERUSALÉM, 31 mai (AFP) - Pesquisadores israelenses da Universidade Hebraica de Jerusalém anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de espécies vivas desconhecidas em uma gruta perto de Ramleh, sul de Tel Aviv.

"Encontramos oito tipos de invertebrados desconhecidos pela ciência enterrados a 120 metros de profundidade", declarou o professor Amos Fromkin, do Departamento de Geografia da Universidade durante uma coletiva de imprensa.

"É uma descoberta de primeiro nível para a ciência", acrescentou, mostrando os vidros em que foram colocadas as espécies.

A maior delas, de uns cinco centímetros de extensão, parece um pequeno escorpião branco. Os outros só podem ser vistos com a ajuda de um microscópio.

"O fato destes animais terem vivido aparentemente há milhões de anos nestas grutas sem terem sido descobertos é muito raro. Seu sistema de vida é totalmente novo para nós, trata-se de um novo mundo subterrâneos para a ciência", acrescentou o dr. Hanan Dimentman, do Departamento de Estudos Ecológicos.

Estes animais ainda não têm nome, mas o dr. Dimentman os classificou em dois gêneros: "escorpiões e bactérias".

"Os escorpiões cegos que descobrimos são predadores e são primos distantes dos escorpiões que não se encontram no Oriente Médio".

"Isso é apenas um começo, acreditamos que vamos encontrar outras surpresas importantes para a ciência", concluiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h10

    -0,53
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h12

    0,57
    63.588,33
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host