UOL Notícias Notícias
 

03/06/2006 - 21h11

Terapia experimental dá nova esperança a casos de câncer de mama avançado

ATLANTA (EUA), 3 jun (AFP) - Um tratamento molecular experimental combinado com a quimioterapia permitiu muito claramente frear a progressão do câncer de mama em estágio avançado que já não respondia a nenhuma terapia, sobretudo a Herceptina, mostrou um estudo, cujos resultados foram publicados neste sábado.

Este medicamento, o Tykerb (lapatinib), desenvolvido pelo grupo farmacêutico GlaxoSmithCline para ser utilizado em complemento ao Xeloda (Capacitabina) do laboratório suíço Roche, dobrou o tempo de estabilidade do tumor, revelaram os pesquisadores americanos que apresentaram os resultados do teste clínico na 42ª Conferência Anual da American Society of Clinical Oncology (Asco), que acontece em Atlanta (Geórgia, sul dos EUA), de 2 a 6 de junho.

O teste clínico financiado pela Glaxo e feito em 321 mulheres mostrou que aquelas tratadas com a combinação Tykerb-Xeloda viram seu câncer se estabilizar durante 36,9 semanas em média, comparativamente, a 19,7 semanas, no grupo das que fizeram apenas quimioterapia com o Xeloda.

"A capacidade de controlar a proliferação de um câncer avançado uma segunda vez com tal amplitude faz uma enorme diferença para uma doente", frisou o Dr. Charles Geyer, cancerologista do Hospital Allegheny de Pittsburgh (Pensilvânia, leste), principal responsável pela pesquisa.

Todas estas mulheres tinham câncer em estágio muito avançado, apesar de todos os tratamentos, entre eles o uso da Herceptina, que neutraliza a proteína HER-2/neu, cuja produção excessiva é responsável por 20% a 25% de todos os casos de câncer de mama.

Se o Tykerb obtiver sinal verde para ser comercializado, uma nova alternativa estará disponsível às mulheres cujo câncer não responde mais à Herceptina, recomendou o Dr. Geyer.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host