UOL Notícias Notícias
 

05/06/2006 - 20h06

Câncer de colo do útero: Glaxo apresenta vacina que protege mulheres

ATLANTA, EUA, 5 jun (AFP) - Uma vacina experimental contra o câncer de colo do útero desenvolvida pela GlaxoSmithKline teve uma forte resposta imunológica nas mulheres de 15 a 55 anos que participaram de um teste clínico, anunciou nesta segunda-feira a empresa farmacêutica britânica.

O estudo indica pela primeira vez que as mulheres com mais de 25 anos também podem ser protegidas contra a infecção dos vírus da família dos papilomavírus (HPV) dos tipos 16 e 18, principais responsáveis pelas lesões uterinas que resultam em câncer, destacou o grupo.

Os resultados do teste clínico foram divulgados na conferência anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, sigla em inglês), reunida até amanhã em Atlanta, Geórgia. Segundo a Glaxo, os níveis de anticorpos eram equivalentes aos observados em um estudo independente anterior, feito com mulheres de 15 a 25 anos, que haviam mostrado um nível de proteção de 100% quatro anos e meio após a vacinação.

A vacina, batizada de Cervarix, foi usada em 666 mulheres no teste clínico, chamado de fase 3, e foi bem tolerada, garantiu a Glaxo. "Pela primeira vez, vemos uma vacina contra o câncer de colo do útero altamente eficaz também em mulheres com mais de 25 anos", destacou o médico Tino Schwarz, professor do Stiftung Juliusspital de Wuerzburg, na Alemanha, e principal autor do estudo. "Esses dados são importantes, já que as mulheres mais velhas continuam expostas a um risco elevado de infecção por esses vírus".

Mas a Glaxo está atrás da concorrente americana Merck na criação de uma vacina que proteja contra o câncer de colo do útero. A Merck deverá obter muito em breve a aprovação da FDA (Food and Drug Administration) - autoridade federal americana que regula os medicamentos - para comercializar sua vacina, cujos estudos mostraram ser eficaz na imunização de mulheres com idade entre 9 e 26 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host