UOL Notícias Notícias
 

08/06/2006 - 16h34

O egípcio Abu al-Masri, provável sucessor de Zarqawi

=(FOTO+VÍDEO)= BAGDÁ, 8 jun (AFP) - O egípcio Abu al-Masri poderá suceder o jordaniano Abu Mussab al-Zarqawi à frente da organização Al-Qaeda no Iraque, afirmou nesta quinta-feira o general William Caldwell, porta-voz do exército americano em Bagdá.

"Abu al-Masri, um dos assessores de Zarqawi, é o candidato mais provável à sucessão", afirmou Caldwell numa coletiva de imprensa.

"Temos seguido seus movimentos há algum tempo e achamos que chegou ao Iraque em 2002. Suspeitamos que participou do estabelecimento da primeira célula da Al-Qaeda na região de Bagdá".

Zarqawi foi morto na noite de quarta-feira num ataque aéreo americano-iraquiano contra uma casa ao norte de Bagdá, no qual várias pessoas morreram.

"Além de Zarqawi, de seu conselheiro espiritual sheikh Abdel Rahman e de alguns membros da Al-Qaeda, uma mulher e uma criança foram mortos no bombardeio, quando duas bombas de 250 kg foram lançadas sobre a casa", acrescentou o general americano.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, indicou que sete pessoas, entre elas duas mulheres do grupo de Zarqawi, haviam sido mortas no ataque. Pessoas próximas à família de Zarqawi na Jordânia afirmaram que uma das três esposas de Zarqawi foi "provavelmente" morta na operação.

O general Caldwell estimou que a morte de Zarqawi constituía "um golpe severo" contra a Al-Qaeda, embora a sobrevivência da organização não esteja ameaçada.

O general americano prevê novos ataques nos próximos dias por parte dos militantes da Al-Qaeda, para mostrar que a organização ainda está bem ativa.

"Agora que o apanhamos vamos poder nos dedicar a outros dados que utilizamos para chegar até ele", explicou o general, segundo o qual "um tesouro de informações" foi recolhido no prédio onde Zarqawi foi capturado, perto de Baaquba, ao norte de Bagdá.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host