UOL Notícias Notícias
 

09/06/2006 - 22h13

Estação Espacial Internacional eleva órbita por próxima missão do Discovery

MOSCOU, 10 jun (AFP) - A órbita da Estação Espacial Internacional (ISS) foi elevada nesta sexta-feira para receber o ônibus espacial Discovery, que fará sua próxima missão no início de julho, informaram responsáveis russos.

Uma nave de carga russa, a Progress M-56, elevou com sucesso a órbita da ISS em cerca de 1.200 metros, para colocá-la a uma altitude de 356 km, anunciou o Centro de Controle de Vôos Espaciais de Korolev, perto de Moscou.

A operação foi realizada automaticamente, sem a participação da tripulação da ISS, composta pelos astronautas russo e americano, Pavel Vinogradov e Jeffrey Williams, respectivamente.

A Agência Espacial Americana (Nasa) prevê que poderá lançar o ônibus espacial Discovery no momento previsto, a partir de 1º de julho, primeiro dia de uma janela de lançamento para alcançar a ISS que voltará a se fechar no dia 19 do mesmo mês.

Este lançamento do Discovery, com uma tripulação de sete membros, entre eles um astronauta alemão da Agência Espacial Européia, será o primeiro desde julho de 2005.

Além disso, será o segundo após o desastre de fevereiro de 2003, que matou sete astronautas e destruiu a nave espacial Columbia por um problema que se repetiu, sem vítimas fatais, durante o lançamento do Discovery em julho de 2005.

Estão previstos outros 16 vôos de ônibus espaciais para terminar de montar a ISS e, eventualmente, outro para operações de manutenção do telescópio espacial Hubble, segundo o orçamento da Nasa para 2007.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    1,58
    3,309
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h48

    -2,33
    61.180,93
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host