UOL Notícias Notícias
 

15/06/2006 - 14h53

Francesa planeja atravessar o Atlântico em bote impulsionado por pipa

NOVA YORK, 15 Jun (AFP) - A francesa Anne Quéméré pensa iniciar nesta sexta-feira a travessia do Atlântico Norte a bordo de um "oceankite", um bote inflável impulsionado por uma pipa, após ser forçada a adiar sua partida por causa da tempestade tropical 'Alberto', informaram nesta quinta-feira membros de sua equipe.

A aventureira audaciosa pensa chegar a Douarnenez (Finistère, noroeste da França), partindo de Nova York, percorrendo uma distância de 5.600 km, dentro de cinco a seis semanas.

Quéméré tem previsto deixar sua base, em Nova Jersey, às 11H00 locais (12H00 de Brasília), para ser rebocada até Ambrose Light, farol situado em frente à costa de Nova York, de onde tradicionalmente partem as competições náuticas. O sinal de partida deve ser dado por volta das 14H00 locais (15H00 de Brasília).

A bretã, de 39 anos, que chegou a Nova York no fim de semana passado, esperava começar a aventura no início desta semana, mas a chegada de Alberto, a primeira tempestade tropical da temporada, alterou seus planos.

Quéméré tentará cruzar o oceano usando uma embarcação inédita: um protótipo de 5 metros de comprimento por 2 de largura, batizado de "Connétable" e impulsionado por uma vela similar às usadas na prática do "kitesurf". Se conseguir completar a viagem, esta será a primeira travessia mundial realizada com estas características.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host