UOL Notícias Notícias
 

16/06/2006 - 16h25

Gêmeas apresentam estado de saúde estável horas depois da separação

LOS ANGELES, 16 Jun (AFP) - As gêmeas Regina e Renata se recuperam satisfatoriamente após a cirurgia de separação, concluída com sucesso na quinta-feira, em um hospital de Los Angeles, e em que as primeiras 48 horas são cruciais, informou nesta sexta-feira à AFP o pai das meninas, o mexicano Federico Salinas.

"Felizmente, até agora tudo corre conforme o esperado. Nós as vimos e continuam dormindo, mas não se apresentou nenhum tipo de infecção, nem nada o que temer nas primeiras horas", disse Salinas, de 36 anos, à AFP, 30 horas depois da cirurgia de separação das siamesas.

O pediatra James Stein, chefe da equipe de 80 médicos que realizou a complexa cirurgia de separação das meninas, que estavam unidas de frente da parte baixa do peito até a pélvis, compartilhando vários órgãos, disse nesta quinta-feira que "o corpo das meninas sofreu uma agressão extrema" e "muitas coisas podem acontecer durante este período (de dois dias)".

"Podem sangrar. Pode haver sinais de infecção, sinais de problemas de tecidos. Prestamos especial atenção nas primeiras 48 horas. Também o faremos nas próximas semanas, mas a cada dia que passa diminui um pouco" o perigo, destacou o médico.

No entanto, o pai das meninas disse que embora elas "continuem adormecidas pelos calmantes, estão na unidade de cuidados intensivos, mas sem nenhuma novidade".

Nesta sexta-feira, o Hospital Infantil de Los Angeles (CHLA, na sigla em inglês) não publicou qualquer comunicado oficial sobre o estado de saúde das meninas.

Regina e Renata são filhas de Federico e Sonia Salinas (23 anos), originários de Ciudad Juárez, no estado mexicano de Chihuahua. O casal já tinha dois filhos, de 5 e 2 anos, e durante férias que passavam em Los Angeles no início de 2005 para visitar seus familiares, souberam que as gêmeas que esperavam eram siamesas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host