UOL Notícias Notícias
 

16/06/2006 - 20h52

ONU critica falta de vontade política de Moscou frente ao racismo

MOSCOU, 16 jun (AFP) - O governo russo manifesta uma vontade insuficiente para lidar com o racismo na Rússia, onde os ataques e assassinatos xenófobos se multiplicaram nos últimos anos, avaliou nesta sexta-feira o observador da ONU para questões de Racismo, Doudou Diene.

Diene encerrou hoje uma visita de uma semana à Rússia, onde se encontrou com representantes do governo, minorias nacionais, da sociedade civil e da Igreja ortodoxa.

"Esta vontade tem de se expressar com muito mais força", declarou, em entrevista coletiva, deixando claro, porém, que o governo russo "cooperou plenamente" com sua visita.

Diene, que visitou vários países, entre eles Brasil, Japão, Suíça, Canadá e Costa do Marfim, percebeu "um aumento em nível mundial do racismo e da xenofobia", mas "de um país para outro, o que marca a diferença é a vontade política".

O representante da ONU lamentou não ter se encontrado com o presidente russo, Vladimir Putin, a quem propôs uma reunião.

Os delitos contra estrangeiros aumentaram 33% (6.000 crimes) na Rússia, desde o início do ano, em relação ao mesmo período de 2005, anunciou nesta quarta-feira o Ministério russo do Interior.

"A Rússia não dispõe de uma legislação suficientemente forte" e "até mesmo o conceito de discriminação racial não está claro nas leis russas".

O especialista da ONU baseia esta opinião na marginalização das minorias, violência racial, surgimento de partidos com uma "plataforma racista" e "uma certa impunidade" em relação aos autores dos crimes racistas.

Como "sinal grave de uma dinâmica de racismo", aponta ele, há policiais entre os criminosos que ficaram impunes.

Os ataques xenófobos aumentaram contra as minorias étnicas russas, particularmente os chechenos e os outros caucásios, assim como armênios, ciganos e judeus.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    0,50
    3,145
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h58

    -0,66
    75.503,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host