UOL Notícias Notícias
 

20/06/2006 - 17h58

Venezuela investirá U$ 300 milhões em fábrica de fuzis Kalashnikov

CARACAS, 20 jun (AFP) - A Venezuela investirá 300 milhões de dólares para instalar no país duas fábricas de fuzis de origem russa Kalashnikov AK 103 e munições, anunciou o general Gustavo Ochoa Méndez numa entrevista ao jornal Últimas Noticias desta terça-feira.

A Venezuela comprou um lote de 100.000 fuzis AK 103 da Rússia, e o contrato prevê a transferência de tecnologia para a produção dessa arma. Ochoa Méndez, que preside a Companhia Anônima Venezuelana de Indústrias Militares (Cavim, estatal), disse que a Venezuela terá capacidade para produzir fuzis em três anos.

As fábricas terão uma capacidade de produção anual de 50.000 fuzis, embora a licença obtida pela Venezuela seja apenas para a fabricação da metade desse armamento, disse.

O contrato prevê a capacitação de funcionários venezuelanos na Rússia.

Além disso, a Cavim tem um plano de fabricação de pistolas 9 milímetros e revólveres calibre 38 com tecnologia venezuelana, identificados com nomes do léxico bolivariano.

Nesta terça-feira, o Exército venezuelano anunciou que um lança-foguetes com várias finalidades será fabricado e incorporado na dotação orçamentária das Forças Armadas Nacionais (FAN) a partir de outubro, informou a agência estatal ABN.

O lança-foguetes VE-NILANGAL, calibre 72 mm, foi desenhado pelo Comando de Escolas do Exército venezuelano. O coronel Ender Galvis, um de seus criadores, informou que se trata de um dispositivo "antitanque, anti-aéreo, antifortim e antipessoal, fácil de ser manobrado".

Seu alcance é de 2 km e "supera facilmente a velocidade do som", acrescentou o oficial. O lança-foguetes ganhou o Concurso de Engenhos (de inventos) do Exército, cuja primeira edição ocorreu na terça-feira.

Um simulador de vôo "de asa rotatória" obteve o segundo lugar. O "Yaracuy 001" servirá para treinar os pilotos venezuelanos para voar nos helicópteros russos recentemente adquiridos pelo governo de Chávez, indicou a ABN.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h40

    0,05
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h48

    0,74
    63.128,50
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host