UOL Notícias Notícias
 

09/07/2006 - 10h58

Polícia iraquiana acusada de abuso e corrupção (imprensa americana)

LOS ANGELES, 9 Jul (AFP) - A polícia iraquiana é acusada de corrupção e seus membros participam de seqüestros, assassinatos e violações, segundo informações publicadas na edição deste domingo do jornal Los Angeles Times, citando documentos oficiais do governo iraquiano.

Documentos confidenciais do ministério do Interior iraquiano descrevem um desanimador estado das forças de ordem no país, detalhando mais de 400 investigações por corrupção. Os documentos foram validados por oficiais da polícia em atividade e aposentados, acrescentou o Times.

A informação inclui investigações feitas sobre casos de 2005 e parte de 2006, e revela que as forças policiais cometeram torturas, assassinatos, violação de prisioneiros, roubos, bem como suborno a suspeitos de terrorismo.

Outro relatório particular contratado pelo governo americano anota que "o clima de corrupção atual, violação de direitos humanos e violência sectária nas forças de segurança no Iraque atenta contra a segurança pública", segundo o Times.

O Iraque está ocupado por forças americanas desde a invasão de março de 2003, que destituiu o presidente Saddam Hussein.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host