UOL Notícias Notícias
 

12/07/2006 - 21h09

Hezbollah bombardeia posição militar no norte de Israel

BEIRUTE, 12 jul (AFP) - O Hezbollah libanês xiita bombardeou por duas vezes a posição de Branit, onde está o QG do "comando do Exército israelense" na Galiléia, norte de Israel.

Em um anúncio realizado nesta quinta-feira (hora local), o grupo informou ter bombardeado, pela segunda vez em duas horas, "o centro de comando do Exército israelense" na Galiléia, no norte de Israel.

A Resistência Islâmica, braço armado do Hezbollah, "bombardeou pela segunda vez o QG do contingente da Galiléia, em Branit, às 02h15 local" (21h15 de quarta-feira em Brasília), revela uma nota divulgada em Beirute.

O grupo já havia informado um primeiro ataque com canhões e foguetes, à 00h20 local (18h20 de Brasília), contra o QG da Galiléia, em Branit, "em represália às agressões contínuas do inimigo israelense".

A posição foi "atingida, o que provocou perdas nas fileiras inimigas", destacou a primeira nota.

Um porta-voz do Exército israelense confirmou em Jerusalém que um tiro de morteiro atingiu uma base militar próxima à cidade de Netu'a, na fronteira com o Líbano.

"Um obus de morteiro caiu em um dos quartéis-generais do Exército israelense no norte". A explosão "provocou danos menores e não deixou feridos", disse o porta-voz.

O anúncio do bombardeio ocorreu após a polícia libanesa informar que a Força Aérea israelense destruiu uma ponte sobre o rio Damur, 20 km ao sul de Beirute, cortando a estrada que liga a capital ao sul do Líbano.

Segundo a polícia, os aviões israelenses também bombardearam outra ponte, que une as localidades de Wadi Zeine e Jadra, na zona litorânea de Iqlim al Jarrub, entre Beirute e Saida, a principal cidade do sul do Líbano.

O Hezbollah, movimento xiita libanês "patrocinado" por Irã e Síria, ambos inimigos do Estado hebreu, seqüestrou na quarta-feira dois soldados na fronteira entre Líbano e Israel para trocá-los por presos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h39

    0,24
    3,148
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h42

    0,57
    65.054,54
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host