UOL Notícias Notícias
 

20/07/2006 - 17h11

Olmert concorda com criação de corredor humanitário Líbano-Chipre (oficial)

JERUSALÉM, 20 jul (AFP) - O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, concordou com a criação de um "corredor humanitário" no interior do Líbano e entre o Líbano e o Chipre, informou na noite desta quinta-feira Assaf Shariv, porta-voz da presidência do Conselho em Jerusalém.

"Nossa marinha permitirá que uma ajuda humanitária, com alimentos, remédios e roupas, chegue à população do Líbano a partir de Chipre", afirmou Shariv à AFP.

"Em coordenação com nossa marinha, diversos países podem fazer evacuações do Líbano através de Chipre", acrescentou. Mais cedo, o porta-voz da diplomacia israelense, Yigal Palmor, havia assegurado que Israel não tem "absolutamente nada contra" a idéia apresentada pelo presidente francês Jacques Chirac de abrir "corredores humanitários" no interior do Líbano e entre o Líbano e Chipre.

"Ouvimos o pedido de Chirac de instalar corredores humanitários", explicou ao canal de TV alemão ZDF o porta-voz.

"Não temos nada contra", disse Palmor.

Na quarta-feira, o presidente francês pediu a abertura de "corredores humanitários" no interior do Líbano e entre o Líbano e Chipre, para permitir o trânsito dos refugiados.

Segundo a União Européia, as agências humanitárias têm dificuldades para chegar até a população libanesa por causa das condições de segurança e dos problemas de obtenção de vistos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host