UOL Notícias Notícias
 

27/08/2006 - 06h50

Irã se diz decidido a produzir combustível nuclear

TEERÃ, 27 ago (AFP) - O Irã está decidido a produzir combustível nuclear, apesar do chamado do Conselho de Segurança das Nações Unidas para que o país suspenda o enriquecimento de urânio até o próximo dia 31, afirmou o negociador-chefe da questão nuclear iraniana, Ali Larijani, citado neste domingo pela rádio pública.

"A produção de combustível nuclear é um objetivo estratégico do Irã", disse Larijani, em reunião com os diretores da rádio e da TV pública. "Nenhuma ação para limitar ou privar o Irã desse objetivo poderá obrigá-lo a renunciar ao mesmo", afirmou.

"Embora cooperemos com as instituições internacionais, consideramos a suspensão do enriquecimento de urânio nosso limite", indicou o vice-chanceler iraniano, Mohammad Reza Bagheri, à agência Irna, durante uma visita a Damasco, onde participa de reuniões com autoridades sírias. "Insistimos em nosso direito, porque queremos usar a tecnologia nuclear com fins pacíficos", assinalou.

"Dentro das regras internacionais, estamos dispostos a cooperar e, inclusive, a aplicar o protocolo adicional ao Tratado de Não-Proliferação (TNP)", que permite o controle exaustivo do programa nuclear iraniano, indicou. O Irã assinou o protocolo adicional e o aplicou, de forma voluntária, antes de que o mesmo fosse ratificado pelo Parlamento. Mas, no começo de 2006, decidiu suspender sua aplicação.

Em entrevista coletiva neste domingo, o porta-voz da chancelaria iraniana convidou as superpotências a negociar sobre o programa nuclear. "A outra parte deve retornar à mesa de negociações, sem preconceitos ou mau-caratismo, para continuar discutindo, a fim de obter uma solução (...) Demos nossa resposta à oferta dos europeus (...) e mostramos que somos partidários de negociações", indicou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host