UOL Notícias Notícias
 

26/09/2006 - 19h36

Guerra no Iraque aumentou recrutamento de terroristas (relatório)

WASHINGTON, 26 set (AFP) - A guerra no Iraque provocou um aumento do recrutamento de terroristas em todo o mundo, segundo um informe dos serviços de inteligência americanos parcialmente revelado nesta terça-feira.

O conflito no Iraque se transformou em uma "causa famosa" para os seguidores da Jihad (guerra santa), alimentando um profundo ressentimento contra o envolvimento dos Estados Unidos no mundo muçulmano e suscitando um apoio maior à Jihad", diz o relatório, revelado pelo escritório do diretor nacional de informação, John Negroponte.

"A Jihad no Iraque suscita uma nova geração de dirigentes e de agentes terroristas", acrescenta o relatório.

A Al-Qaeda (...) explora a situação no Iraque para atrair novos recrutas e doadores e para manter sua liderança".

O documento, intitulado "Tendências do terrorismo mundial: implicações para os Estados Unidos", é fruto de análises de 16 agências de informação do governo americano.

O presidente americano, George W. Bush, autorizou sua publicação parcial e disse que os recentes vazamentos do conteúdo do documento para a imprensa eram motivados por "razões políticas", a poucas semanas das eleições parlamentares.

Durante uma entrevista coletiva com o presidente afegão, Hamid Karzaï, Bush reconheceu que os terroristas utilizam o conflito no Iraque como um "instrumento de recrutamento", mas considerou "ingênuo" pensar que a invasão do Iraque, em 2003, aumentou a ameaça terrorista.

O relatório parece considerar necessária a manutenção da presença militar americana no Iraque, como afirma a administração Bush. "Se os jihadistas que deixam o Iraque perceberem que fracassaram, menos combatentes serão encorajados a continuarem o combate", diz o documento.

A oposição democrata criticou a revelação parcial do relatório e pediu uma publicação "tão integral quanto possível, preservando a segurança".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host