UOL Notícias Notícias
 

07/10/2006 - 12h58

Israelenses e palestinos buscam encontro entre Olmert e Abbas

JERUSALÉM, 7 out (AFP) - Autoridades israelenses e palestinas se reuniram em setembro para preparar um encontro entre o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e o presidente palestino, Mahmud Abbas, informou a presidência do Conselho em Israel.

O chefe de gabinete de Olmert, Yoram Tubowicz, e outro conselheiro se reuniram com este propósito com o negociador palestino Saeb Erakat, além de um conselheiro de Abbas, há duas semanas, segundo a mesma fonte.

No entanto, a reunião não conseguiu fixar uma data para o encontro entre os dois líderes.

Segundo uma fonte do governo de Israel, Abbas deseja garantir por antecedência que Israel apresentará gestos de boa vontade por ocasião do encontro, em particular por meio da libertação de um número importante de prisioneiros.

Porém, o presidente da Autoridade Palestina enfrenta uma recusa categórica enquanto não for libertado o soldado israelense seqüestrado em 25 de junho na fronteira da Faixa de Gaza.

Olmert havia afirmado no final de setembro que se esforçaria para iniciar um diálogo com Abbas e que esperava uma reunião nos próximos dias.

O último encontro entre os dois líderes aconteceu na Jordânia, em 22 de junho, durante uma reunião informal na presença do rei Abdullah II.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h39

    0,24
    3,287
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h42

    -0,41
    63.000,47
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host