UOL Notícias Notícias
 

22/10/2006 - 13h56

ONU confirma expulsão de seu enviado especial a Cartum, Jan Pronk

=(FOTOS)= CARTUM, 22 out (AFP) - As Nações Unidas confirmaram neste domingo que o Sudão pediu a saída do país do enviado especial da ONU em Cartum, Jan Pronk, que deve partir antes da noite de quarta-feira.

"O ministério sudanês das Relações Exteriores deu 72 horas para Jan Pronk abandonar o país", anunciou a agência oficial SUNA.

Um comunicado do ministério difundido pela rádio Omdurman destaca que o prazo começa à meia-noite de domingo.

O governo sudanês havia protestado na sexta-feira contra declarações de Pronk, segundo as quais as forças armadas sofreram derrotas em Darfur, a região sudoeste do Sudão, imersa num mortífero conflito desde 2003.

Pronk, um diplomata holandês de 66 anos, é o emissário especial em Cartum do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, desde 2004; foi deputado e várias vezes ministro na Holanda até 2002.

O ministério sudanês das Relações Exteriores qualificou as declarações de Pronk, cujas relações com o regime do presidente Omar al Bechir estavam muito abaladas, de "incompatíveis com seu mandato".

O exército sudanês, por sua vez, havia afirmado antes que Pronk devia ser declarado persona non grata por suas "abertas ingerências nos assuntos das forças armadas".

O ministério precisou em seu comunicado de domingo que "o governo sudanês está disposto a colaborar com seu sucessor, estimando que Jan Pronk violou uma regra da ONU que estipula que seu pessoal deve se abster de ações e declarações incompatíveis com seu mandato".

O presidente Bechir continua se opondo à comunidade internacional, que pretende enviar tropas da ONU para a imensa região de Darfur, do tamanho da França.

Segundo a ONU, os combates com os rebeldes e a crise humanitária deixaram cerca de 200.000 mortos e cerca de 2,5 milhões de refugiados desde o início do conflito em 2003.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h50

    -0,21
    3,263
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host