UOL Notícias Notícias
 

30/11/2006 - 18h25

Bush tomará decisão sobre o Iraque em "semanas" (Hadley)

A BORDO DO AIR FORCE ONE, 30 Nov (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, tomará decisão a respeito de uma estratégia para o Iraque "em algumas semanas", disse nesta quinta-feira o conselheiro para a Segurança Nacional, Stephen Hadley.

Ao comentar a reunião em Amã entre Bush e o primeiro-ministro iraquiano Nuri al Maliki, nesta quinta-feira, Hadley disse que ainda há muitas discussões sobre como lidar com a violência sectária e os ataques dos insurgentes no Iraque.

"Há um sentido real de urgência, mas não há uma sensação de pânico, e isto é bom para um governo que tem muitos desafios daqui para a frente", disse Hadley sobre a reunião. apoiada por ambos os líderes.

Já o primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki afirmou numa entrevista concedida a um jornalista americano e que será transmitida ainda hoje pela cadeia de TV ABC News que as forças iraquianas "estarão prontas para assumir a segurança do país em junho de 2007".

Ouvido sobre se isto significaria uma retirada das forças americanas a partir desta data, Maliki respondeu: "não posso falar pelo governo dos Estados Unidos, apenas dizer a vocês que, no que nos diz respeito, as nossas forças estarão prontas até junho de 2007", frisou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host