UOL Notícias Notícias
 

04/12/2006 - 16h51

Triunfo de Chávez acaba com democracias "controladas e servis", diz Morales

LA PAZ, 4 dez (AFP) - O triunfo eleitoral de Hugo Chávez na Venezuela acaba com as democracias "controladas e servis" na América Latina, afirmou nesta segunda-feira o presidente boliviano Evo Morales ao felicitar seu colega e aliado político por sua reeleição.

"Recebemos com alegria o triunfo de Hugo Chávez. Com sua reeleição, acabam as democracias controladas e servis, e quem ganha com o voto do povo é sempre bem-vindo", afirmou Morales em entrevista coletiva à imprensa.

O presidente Morales, o primeiro indígena a governar a Bolívia em seus 181 anos de história republicana, disse que o triunfo eleitoral de Chávez - com 61,8% dos votos, segundo dados oficiais - lhe dá a mesma alegria que as vitórias do nacionalista Rafael Correa no Equador e do ex-guerrilheiro sandinista Daniel Ortega na Nicarágua.

Morales disse que ligou para Chávez assim que ficou sabendo dos resultados da eleição venezuelana para felicitar seu aliado por sua vitória.

Chávez aproveitou a oportunidade para confirmar sua presença na Conferência Sul-Americana, que se realizará sexta-feira e sábado na cidade boliviana de Cochabamba.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host