UOL Notícias Notícias
 

13/12/2006 - 13h10

Bachelet pede que Exército puna o neto de Pinochet

SANTIAGO, 13 dez (AFP) - A presidente do Chile, Michelle Bachelet, pediu nesta quarta-feira ao Exército que puna o neto do ditador Augusto Pinochet, que possui patente de capitão, pelo discurso com conteúdo político pronunciado durante as cerimônias de enterro do avô.

O militar defendeu, na ocasião, o golpe de Estado de 1973.

"Isto representa uma falta gravíssima e estamos certos de que o Exército saberá atuar como lhe cabe", disse a presidente, durante entrevista à imprensa no palácio presidencial de La Moneda.

O capitão Augusto Pinochet Molina interveio de forma surpreendente na cerimônia fúnebre de terça-feira, justificando a atuação do avô ao derrubar pela força o governo de Salvador Allende em 1973 e criticando a justiça que o processou por violações aos direitos humanos.

Ao se referir ao general Pinochet, o definiu como "um homem que derrotou, em plena Guerra Fria, o modelo marxista que pretendia impor seu modelo totalitário não pelo voto, mas diretamente pelas armas".

Também disse que em seus últimos anos, "a mulher e a família (de Pinochet) eram atacadas por juízes que buscavam mais fama do que justiça", numa velada crítica aos tribunais.

Bachelet afirmou que existem regulamentos dentro do Exército para punir este tipo de conduta, que se afasta do caráter não-deliberante e apolítico estabelecido na Constituição para as instituições de Defesa.

"A instituição tem seu regulamento para tomar a decisão que corresponde à falta cometida pelo oficial", afirmou Bachelet.

A presidente deu suas declarações horas antes de ir, na tarde desta quarta-feira, a uma cerimônia de graduação de novos oficiais do Exército na Escola Militar, mesmo local onde, na véspera, foram realizadas as cerimônias fúnebres do general Pinochet.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h10

    -0,53
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h16

    0,65
    63.637,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host