UOL Notícias Notícias
 

28/12/2006 - 15h08

Nigéria: nova explosão de oleoduto em Lagos; autoridades desmentem

LAGOS, 28 dez (AFP) - Um vazamento teria provocado uma nova explosão num oleoduto nesta quinta-feira em Lagos, 48 horas após o incêndio de um outro que matou 269 pessoas na capital econômica da Nigéria, informou uma fonte da indústria petroleira.

Ainda não há informações sobre vítimas, segundo a mesma fonte, que preferiu não ter o nome divulgado. "Houve uma explosão. Por enquanto não sabemos se há feridos", acrescentou.

A Companhia Comercial dos produtos petroleiros da Nigéria (Petroleum Products Marketing Company, PPMC), sociedade pública encarregada da manutenção dos oleodutos e da distribuição dos produtos, desmentiu a nova explosão.

"Entrei em contacto com o diretor da zona, que me assegurou não ter havido nenhum ato de vandalismo. Teria sido um falso alerta", afirmou Ralph Ugwu, porta-voz da PPMC.

A polícia nigeriana havia informado mais cedo sobre um vazamento de petróleo num oleoduto que passa por um bairro da zona norte de Lagos.

"O que sabemos é que há um vazamento de petróleo em um oleoduto na região de Ipaja. Ainda não temos nenhuma informação sobre explosão", indicou à AFP o porta-voz da polícia de Lagos, Bode Ojanuni.

Um morador do bairro, por telefone, confirmou o vazamento no setor, contando que ouviu dizer que as pessoas estavam pegando combustível no local. Mas não soube informar se houve explosão ou incêndio.

Equipes da Cruz Vermelha nigeriana foram enviadas ao local, mas também não confirmaram nem vazamento, nem explosão nem incêndio, declarou à AFP o secretário executivo da organização, Abiodun Orebiyi.

Terça-feira, pelo menos 269 pessoas morreram no incêndio de um oleoduto atacado por vândalos, na zona norte de Lagos. A maioria das vítimas foi enterrada na manhã de quarta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host