UOL Notícias Notícias
 

29/01/2007 - 16h04

Windows Vista: novo design e maior praticidade, mas nada revolucionário

NOVA YORK, 29 Jan (AFP) - O Windows Vista, o novo sistema operacional da Microsoft que começará a ser vendido nesta terça-feira aos particulares, tem um novo design e milhares de novidades muito práticas, mas em nada é revolucionário, já que vários instrumentos já estão disponíveis de forma gratuita na internet.

As funções mais inovadoras estão reservadas à versão mais cara (Premium):

- Novo aspecto gráfico, batizado Windows Aero: as janelas, transparentes, permitem ver as outras abertas (um sistema que a Apple já possui). O 'office' pode se transformar também em imagens animadas, como ondas, por exemplo.

- A minibarra de tarefas adicional (Sidebar), que permite agrupar os programas práticos, os "Gagdets" (relógio, calendário, leitor RSS, preços de bolsa), lembra os "Widgets" da Apple.

- Novo 'office': com Flip 3D, as janelas abertas se deslocam no desktop como um jogo de cartas em três dimensões. A navegação é facilitada também graças aos "live icons": em vez de ícones idênticos para todos os documentos do mesmo tipo, o ícone representa uma miniatura do documento, que permite conhecer seu conteúdo sem abri-lo (como na Apple).

- Busca interna dos documentos do PC melhorada (lembra o Google Desktop).

- Pode-se desligar o computador com um só clique.

- Windows Media Center: programa de leitura multimídia melhorado, que permite utilizar um controle remoto, conectar-se ao console de jogos Xbox, ver e gravar programas de TV, inclusive em alta definição.

- Windows Tablet PC: permite usar um teclado gráfico ou uma tela ao invés do teclado.

- Reconhecimento de voz: possibilidade de dar comandos de voz ao computador.

- Alguns novos jogos gratuitos integrados.

- Backup and Restore: possibilidade de salvaguardar completa e diariamente os documentos e guardar as versões sucessivas dos arquivos.

- Windows Firewall e Defender: antivírus melhorado.

- Ready Boost para os computadores com menos potência: se for conectado a uma porta USB, o computador utiliza sua capacidade de memória para funcionar mais rápido.

- Windows DVD Maker: programa de cópia e gravação de DVDs e vídeos integrados.

- Internet Explorer 7, integrado: permite múltiplas buscas paralelas na internet numa mesma janela, receber informações continuamente em formato RSS, controlar a impressão das páginas para evitar que se saiam das margens e controle da navegação na internet.

- Windows Mail: substitui o programa de correio eletrônico Outlook Express, com uma busca melhorada de mensagens e um filtro melhor para mensagens indesejadas.

- Windows Calendar: agenda interativa, até agora reservada às versões pagas do Outlook.

O Vista Premium requer um computador mais podetente e microprocessadores recentes - os computadores com mais de 18 meses dificilmente podem rodá-lo - com um microprocessador de 1 GHz, 1GB de memória do sistema, um processador gráfico que suporte DirectX 9 e 128 MB de memória gráfica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host