UOL Notícias Notícias
 

31/01/2007 - 20h19

Alguns produtos favorecem a ginecomastia infantil (estudo)

WASHINGTON, 31 jan (AFP) - Produtos que contêm essência de lavanda e óleo de melaleuca estão aparentemente vinculados ao desenvolvimento de seios em meninos, uma anomalia conhecida como ginecomastia pre-púbere, revelou um estudo em pequena escala publicado nesta quarta-feira na revista médica New England Journal of Medicine (NEJM).

Cientistas do Instituto Nacional de Saúde americano (NIH) e do departamento de pediatria da escola de medicina do Colorado (oeste) destacaram que seus trabalhos se basearam em três casos e que devem ser objeto de pesquisas mais profundas.

O resultado da pesquisa se aplica apenas a meninos pré-púberes, cuja mama se desenvolve de forma anormal e que utilizam regularmente produtos que contêm estes óleos, afirmaram.

Para os três meninos do estudo de 4, 7 e 10 anos, sua ginecomastia, uma proliferação beninga das glândulas mamárias, correspondeu à aplicação cutânea de produtos que contêm essência de lavanda e óleo de melaleuca, um germicida. A melaleuca é uma árvore australiana mais conhecida como "tea tree".

Nos três casos, a ginecomastia desapareceu com a suspensão do uso dos produtos, disseram os cientistas em seu trabalho.

Além disso, eles ressaltaram que estudos celulares mostram que a essência de lavanda e o óleo de melaleuca têm efeitos estrogênicos (que favorecem a produção de hormônios femininos) e antiandrógenos (que impem a produção de hormônios masculinos).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h00

    -0,48
    3,267
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h09

    1,06
    63.893,99
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host