UOL Notícias Notícias
 

31/01/2007 - 20h17

Canadá e EUA lançam projeto de cartografia via satélite da América do Norte

OTTAWA, 31 jan (AFP) - Canadá e Estados Unidos lançaram um projeto de cartografia via satélite da América Latina com vistas a melhorar a observação da biodiversidade e as mudanças climáticas da região, informou nesta quarta-feira o governo canadense.

Esta associação "produzirá dados integrados que ajudarão (...) a avaliar melhor a saúde dos solos, os riscos de incêndio de terras ermas trans-fronteiriças, as mudanças de biodiversidade e os efeitos das mudanças climáticas no 'permafrost'(solo permanentemente congelado)", informou o ministério de Recursos Naturais em um comunicado.

O "permafrost" é o solo que permanece congelado por pelo menos dois anos. Sua evolução é um indicador importante do aquecimento climático. Este projeto usará técnicas de detecção do relevo do solo com infravermelho, radar e outros meios de teledetecção.

"Trabalhando juntos no marco desta colaboração, poderemos mudar a informação e maximizar nosso conhecimento científico com a finalidade de observar melhor as mudanças no nosso território, entre os quais estão as áreas de 'permafrost'", declarou o ministro de Recursos Naturais, Gary Lunn.

Os primeiros esforços conjuntos com vistas a aperfeiçoar as aplicações neste solo serão orientados para a cartografia da bacia do rio Yukon. Uma aplicação importante da cartografia do "permafrost" consistirá em avaliar as repercussões das mudanças climáticas nas populações, a infra-estrutura física e os ecossistemas dos dois países, acrescentou o comunicado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    0,50
    3,145
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h00

    -0,66
    75.503,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host